Quer conhecer os bastidores da famosa série a Guerra dos Tronos?

15 de Maio de 2017

O director artístico de Game of Thrones (Guerra dos Tronos), Paul Ghirardani, vem a Lisboa para apresentar o processo de criação deste complexo projecto de cenografia. Sob o tema da arquitectura ficcional, esta estreia é uma oportunidade única de conhecer os bastidores desta aclamada série televisiva que tem passado por diferentes cidades da Irlanda do Norte, Espanha, Marrocos, Malta, Croácia e Islândia.

Produzida pela HBO, foi premiada com 38 Emmy Awards tendo por referência a imponência da arquitectura de Albert Speer para o desenho de Bank of Braavos, a cidade de Varanasi (Índia) para House of Black and White, o Real Alcázar em Sevilha para o Palace of Dorne bem como projectos de Frank Lloyd Wright para o Meereen Palace. Diplomado em Design Tridimensional da Kingston School of Arts (Reino Unido), Paul Ghirardani detém uma larga experiência em cenografia para cinema e televisão, tendo conquistado cinco Primetime Emmys e dois America Awards.

Cada episódio desta série custa em média 9 milhões de euros e conta com uma extensa equipa composta por 3.589 pessoas dos quais 88 directores, 728 actores e 251 operadores de câmara. Composta por sete episódios, a próxima temporada de Game of Thrones tem estreia marcada para 16 de Julho na HBO. Em Portugal, os direitos de transmissão estão reservados ao canal Syfy. Manuel Graça Dias é o arquitecto convidado para a conversa que segue a apresentação de Paul Ghirardani. Esta conferência, que decorre dia 17 de maio no Grande Auditório do CCB, integra o ciclo de Distância Crítica, realizado em co-produção entre a Trienal de Arquitectura de Lisboa e o CCB - Garagem Sul.

Game of Thrones (A Guerra dos Tronos)
É uma série de televisão norte-americana criada por David Benioff e D. B. Weiss para a HBO. Baseada nos livros As Crónicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire no original), escritos por George R. R. Martin, a sua primeira temporada estreou a 17 de Abril de 2011. Muito bem recebida pela crítica especializada, ganhou 38 Emmy Awards, mais do que qualquer outra série de televisão e possui uma das melhores notas entre os telespectadores para séries em exibição no site IMDb. Já entrou para o Livro dos Recordes como a série dramática com a maior transmissão simultânea no mundo. 

Veja o video AQUI