CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Porto vai ter 300 fogos de renda acessível em Lordelo do Ouro

31 de março de 2020

Por unanimidade do executivo, a Câmara Municipal do Porto aprovou a autorização do lançamento dos concursos para apresentação de propostas para a construção de habitação acessível em Lordelo do Ouro, num total de 300 fogos.

O estudo urbanístico prevê intervenções em terrenos do domínio municipal, que incluem, além da intervenção em espaço público, a construção de cinco blocos de habitação.

Os três concursos agora lançados contemplam, um “a concepção de obras de urbanização, espaço público e paisagismo e construção de novos arruamentos; e os dois concursos restantes, segundo e terceiro, destinados à construção de cinco edifícios de habitação colectiva”.

As propostas poderão ser apresentadas até 100 dias após a publicação do concurso nos órgãos oficiais (Diário da República e Jornal Oficial da União Europeia), sendo os vencedores contemplados com prémios no valor de 15 mil euros (e a adjudicação do projecto), estando prevista também a atribuição de 10 mil e 5 mil euros aos segundos e terceiros classificados, respectivamente. Está prevista ainda a eventual atribuição de duas menções honrosas em cada um dos três concursos, no valor de 500 euros cada.

O projecto integral “corresponde a um investimento municipal que ronda os 46 milhões de euros, e tem na sua génese a necessidade de densificar a função habitacional no Município e, simultaneamente, estimular uma verdadeira inclusão social” - refere o executivo camarário. O projecto consagra uma profunda reestruturação viária e urbanística de toda a área e visa igualmente “a valorização do espaço público e criação de áreas verdes, através do desentubamento da Ribeira da Granja e da criação de um parque de proximidade”.