CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Porto: Arquitecto Nuno Brandão Costa lança "Porosis"

4 de janeiro de 2018

O arquitecto Nuno Brandão Costa, da equipa que irá representar Portugal na Bienal de Arquitectura de Veneza 2018, vai apresentar a monografia sobre a sua obra, "Porosis", no Porto, no dia 09 de Janeiro, anunciou a editora Monade.

De acordo com a editora, o livro, "Porosis/ The Architecture of Nuno Brandão Costa", que foi lançado na Bienal de Arquitectura de Chicago, nos Estados Unidos, em Novembro do ano passado, será apresentado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, às 18:30.

"Porisis" propõe uma leitura sobre a singularidade da obra do arquitecto do Porto, cujo trabalho dá especial atenção à plasticidade dos elementos primários da construção, através de novos materiais e técnicas.

Ao longo de alguns meses, o fotógrafo André Cepeda fotografou um conjunto extenso de obras de Nuno Brandão Costa, de entre as mais antigas às em construção, para acompanhar os textos da monografia de arquitectura contemporânea.

O projeto de Nuno Brandão Costa e Sérgio Mah foi escolhido em Dezembro para representar Portugal na Exposição Internacional de Arquitectura, prevista para começar em Maio, em Veneza.

Um júri que avaliou as sete equipas convidadas para participar no concurso organizado pela Direcção-Geral das Artes (DGArtes) deu à dupla de criadores a melhor classificação para preparar a representação, com um orçamento de cerca de 200 mil euros.

A 16.ª Bienal de Arquitetura de Veneza decorrerá de 26 de Maio a 25 de Novembro de 2018, com curadoria de Yvonne Farrell e Shelley McNamara, subordinada à temática "Freespace".

 

Um percurso fulgurante

Nuno Brandão Costa nasceu no Porto, em 1970, e licenciou-se na Faculdade de Arquitectura da universidade daquela cidade (FAUP), em 1994, onde dá aulas desde 2001 e onde se doutorou em 2013.

O arquitecto fez parte das representações portuguesas na 8.ª Bienal de Veneza, em 2004, na Bienal de Arquitectura de São Paulo, em 2005, e na Trienal de Arquitectura de Milão em 2004 e 2014.

Multipremiado ao longo da carreira, com galardões como o Secil (2008) e o Vale da Gândara (2011), foi recentemente escolhido para projectar o futuro Terminal Intermodal de Campanhã, no Porto.

A obra será apresentada pelo arquitecto Alexandre Alves Costa, com a presença de Nuno Brandão Costa, André Cepeda, José Miguel Rodrigues, e dos editores Daniela Sá e João Carmo Simões.