CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Pedra portuguesa vai ter conferência e exposição em Lisboa

25 de agosto de 2019

Uma conferência e uma exposição retrospectiva de 50 peças e 37 projectos criados no âmbito do programa Primeira Pedra vão decorrer em Junho de 2020, em Lisboa, para assinalar os quatro anos de existência da iniciativa, anunciou a organização.

De acordo com a associação cultural Experimentadesign, o evento, que envolve a conferência e a exposição, decorrerá a partir de 27 de Junho de 2020, com as peças e projectos a serem apresentados nos espaços interiores e exteriores do Museu dos Coches, em Lisboa.

O Primeira Pedra é um programa internacional desenvolvido pela Experimentadesign, cofinanciado pela União Europeia e enquadrado no Portugal 2020, que explora o potencial da pedra portuguesa associando a indústria ao design através do desenvolvimento de utilizações inovadoras desta matéria-prima. Este programa, iniciado em 2016, envolveu 33 designers, arquitectos e artistas de todo o mundo, e, alguns deles, com outros convidados, irão participar na conferência sobre todos os temas abordados pelo programa.

Ao longo dos últimos quatro anos, o programa tem desenvolvido projectos de investigação e desenvolvimento centrados nas características específicas da pedra portuguesa, recorda a Experimentadesign, em comunicado.

O programa tem trabalhado "em grande proximidade com a indústria nacional de extração e transformação deste material, convidando alguns dos nomes mais consagrados das áreas do design, da arquitectura e, mais recentemente, da arte, a imergir no fascinante universo da pedra portuguesa”, acrescenta.

O objectivo do programa foi que os convidados criassem novas obras recorrendo a este recurso natural, “explorando abordagens pouco convencionais e salientando a sua intemporalidade".

Entre 2016 e 2017, anos que correspondem à primeira parte do programa, foram realizados três projectos – “Resistance”, “Still Motion” e “Common Sense” – que se materializaram na criação de 26 obras em pedra portuguesa, e na organização de exposições em Veneza, Milão, Weil am Rhein, São Paulo, Londres e Nova Iorque.

A segunda fase do programa deu origem ao projecto "Mint Street", em Londres, e à exposição "Expanded", em Veneza, às quais se somarão ainda uma intervenção em Nova Iorque, outra em Paris, e a exposição retrospectiva em Lisboa, no Museu Nacional dos Coches.

Em Veneza, continua patente a exposição "Expanded", que inaugurou paralelamente à 58.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza, encontrando-se patente nos jardins da Fondazione Giorgio Cini até 24 de Novembro deste ano.

Esta exposição apresenta obras originais de Carsten Höller, Julião Sarmento e Marina Abramović, realizadas em pedra portuguesa e desenhadas especificamente para o espaço público.

Lusa/DI