CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

O Porto vai abrir as portas das suas casas no mês de Junho

7 de abril de 2019

Nos dias 29 e 30 de Junho, um vasto conjunto de espaços de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia vai abrir as suas portas gratuitamente, é a 5ªedição do Open House Porto (OHP). 

Uma iniciativa que pretende mostrar a excelência do património arquitectónico das três cidades. Este roteiro apresenta 70 espaços, 60% dos quais inéditos e mostram-se pela primeira vez a todos os que queiram conhecê-los. Desde a primeira edição, em 2015, o OHP já recebeu quase 100 mil visitas.

Organizada e produzida em exclusivo pela Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura e com a parceria estratégica das Câmaras Municipais de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, o Open House Porto pretende continuar a afirmar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano. A edição 2019 do Open House Porto é comissariada pelos arquitetos Joana Couceiro e Nuno Valentim. 

O roteiro de 2019 é dedicado à “Vida Interior”. Um percurso em que “a casa (ou a cidade) dá-se a ver do outro lado do umbral.” “A porta entreaberta é lugar de expectativa e suspensão. Dentro pode estar um espaço quente e familiar ou, pelo contrário, isolado e agreste”, conforme descrito no texto curatorial.