CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

Mercado do Bairro Padre Cruz em Carnide vai ter uma nova imagem

23 de novembro de 2020

O projecto de requalificação e revitalização do Mercado Municipal do Bairro Padre Cruz, em Carnide vai custar 1,5 milhões de euros e tem a assinatura do REDO architects em parceria com a equipa de Especialidades constituída pela PPE - Planeamento de Projectos de Engenharia e com a OMF Engenharia. 

A obra promovida pela freguesia de Carnide, vem revitalizar um espaço importante para a comunidade. A história do edifício onde hoje se encontra o Mercado do Bairro Padre Cruz está estritamente relacionada com a criação e a evolução do próprio Bairro, onde no início do século XX, se localizava a Quinta da Pentieira. Os primeiros levantamentos históricos indicam que a estrutura original, em 1907, albergava uma vacaria e outras dependências que serviriam de apoio às actividades agrícolas. Apenas em 1962 com a criação do Bairro Padre Cruz foi feita a conversão do edifício para Mercado, anexando ao mesmo uma zona de lojas e criando uma zona de praça complementada com áreas de serviço, que foram com o decorrer dos últimos anos descaracterizadas.

Conforme explica a equipa de arquitectura responsável pela intervenção, "o projecto de requalificação, propõe a recuperação da praça original do Mercado, através da conservação e reforço estrutural das paredes principais do edificado e a demolição parcial do interior mais recente, criando uma zona de bancas fixas e outra flexível permitindo a adaptabilidade do espaço para outras actividades, como a criação de uma zona de restauração, um espaço de co-working e ainda uma zona dedicada a actividades didáticas".

Esta reconfiguração permite a criação de um novo primeiro piso, que prolonga o programa do mercado através de duas escadarias colocadas nas extremidades do edifício, criando um percurso contínuo e uma separação dos diferentes sectores. As lojas do primeiro piso contarão com uma ligação direta ao terraço, uma zona de esplanadas com vista para o Bairro que irá coexistir com canteiros dedicados a hortas urbanas que representam um novo paradigma local e global entre a produção e o consumo sustentável de alimentos.

"À potencialização do edifício existente é acrescentada uma nova cobertura que surge como elemento agregador de todo o projecto. A geometria da cobertura é redimensionada, estendendo-se a Sul e criando um átrio exterior coberto, um novo espaço polivalente aberto ao público, que contará com intervenções de Arte Urbana e que poderá funcionar como zona de feira.

Este novo ‘chapéu’ define a identidade da proposta, afirmando-se como uma nova referência para toda a freguesia de Carnide e criando um novo diálogo com a história do próprio Bairro", lê-se na memória descritiva.

Ficha Técnica: 

Designação do Projecto: Projecto de Requalificação e Revitalização do Mercado Municipal do Bairro Padre Cruz

Fase em que se encontra o Projecto: Concurso Público de Empreitada

Localização :  Concelho de Lisboa, Freguesia de Carnide

Bairro Padre Cruz, Rua Rio Cavado, n.º3- 1600-740

Proponente do Projecto e da obra: Junta de Freguesia de Carnide

Equipa Projectista: Autor do projecto de Arquitectura e Coordenação:

Arqt° Diogo Figueiredo, REDO architects, https://www.redo-architects.com/ 

Equipa de Especialidades:

Área de intervenção:

  • Superfície Total do Terreno de Intervenção: 2’100 m2
  • Área Bruta de Construção: 1’513 m2
  • Área Útil Total: 1’225 m2