CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Longroiva Hotel Rural: modernidade e reabilitação de excelência

18 de junho de 2016

O Longroiva Hotel Rural, é o mais recente projecto do jovem grupo hoteleiro Natura Empreendimento S.A, que tem por missão “a instalação e gestão de empreendimentos turísticos de excelência, procurando potenciar as valências e particularidades locais”. Em particular as termais, diríamos, pelos menos assim tem sido até agora.

A primeira unidade que o grupo inaugurou, em Junho de 2015, foi o Cró Hotel Rural, localizado no distrito da Guarda, no concelho do Sabugal, junto à Ribeira do Boi, localidade conhecidas pelas suas águas termais.

No início de 2016, o grupo Natura Empreendimento inaugurou a sua segunda unidade, o Longroiva Hotel Rural, no concelho de Meda, distrito da Guarda, a poucos minutos do Alto Douro Vinhateiro, de Vila Nova de Foz Côa e das gravuras rupestres, com belíssimas aldeias históricas, como Marialva, nas suas vizinhanças.

O hotel ocupa o antigo balneário termal de Longroiva, construído no século XVII, e a área contígua, e representou um investimento superior a 5 milhões de euros.  Possui no total 44 quartos, distribuídos pelo antigo edifício termal (duas suites e 12 quartos twin/duplos) e por um ala moderna com 20 quartos design twin/duplos e 10 acolhedores bungalow´s, concebidos e construídos de raiz. O hotel possui piscina exterior aquecida, restaurante, estando a poucos metros do novo balneário termal de Longroiva, inaugurado em 2007, cujas águas, desde os tempos da ocupação romana, são utilizadas na resolução de problemas músculo-esqueléticos, reumáticos, respiratórios e dermatológicos.

O projecto de arquitectura envolveu uma área de construção de 4317 m2 e tem a assinatura do atelier de Luís Rebelo de Andrade, conhecido por alguns projectos de referência, como o Pedras Salgadas Spa & Nature Park, o Aqua Pura Douro ou as recentes Tree Snake Houses.  A empresa construtora foi a CivilCasa - Construções,S.A.

Segundo Elói Gouveia Santos, director da nova unidade hoteleira do grupo Natura Empreendimento, "O projecto pretende combater a desertificação característica do interior do país, contribuindo para a sua transformação num destino turístico de excelência".

O Longroiva Hotel Rural criou 50 novos postos de trabalho e tem tido nestes poucos meses de ‘soft-opening’ uma taxa de ocupação média na ordem de 40%, com 85% a 100% aos fins-de-semana.

De acordo com responsável pelo hotel "a expectativa é estabilizar a taxa de ocupação nos 60% tendo em consideração o cliente de hotel e o termalista". E acrescenta ser intenção dos promotores a de que o projecto "seja uma referência de qualidade/notoriedade não só a nível hoteleiro e termalista, como também um polo de dinamização cultural da zona" onde está inserido.