Lisboa: 5.ª edição do Arquitecturas Film Festival começa hoje

11 de Outubro de 2017

O Arquitceturas Film Festival regressa a partir de hoje em quinta edição, com mais de vinte filmes em estreia nacional, abrindo com o documentário "REM: Rem Koolhaas", de Tomas Koolhaas, às 19:30, no Fórum Lisboa.

Com o mote “Let’s Get Physical”, o festival apresentará vinte filmes de 14 países, no Fórum Lisboa e no Cinema City Alvalade, até domingo, numa organização da Trienal de Arquitectura de Lisboa em coprodução com a empresa Do You Mean Arquitecture, em dirceção artística de Sofia Mourato.

O filme de estreia "REM: Rem Koolhaas", criado no ano passado, é assinado pelo filho do arquitecto holandês, Tomas Koolhaas, integrando uma narrativa muito pessoal sobre a obra do autor do projecto da Casa da Música, no Porto.

A par deste documentário sobre Koolhaas, o Festival Arquitecturas distingue ainda três outras grandes estrelas da Arquitectura: o dinamarquês Bjarke Ingels com exibição de "Big Time" (2017), o arquitecto português Álvaro Siza Vieira, com "Vizinhos" (2016), em versão editada para cinema, e a activista americana Jane Jacobs, com "Citizen Jan: Battle for the City" (2016).

Sob o título “Let’s Get Physical”, o evento irá colocar o foco no arquitecto contemporâneo, "transfigurado em curador, designer, escritor, realizador, fotógrafo, filósofo, artista, activista, consultor", assinala a organização, acrescentando que a pergunta transversal nesta edição é: "O que é ser um arquitecto?".

O júri do festival é composto por Andreia Garcia, arquitecta e curadora, Dominika Belanska, arquitecta e 'placemaker', Jorge Carvalho, professor e fundador do KINO-DOC, Susana Rosmaninho, arquitecta, investigadora, museóloga, e Luís Maria Baptista, professor e fundador do colectivo Os Espacialistas.

Veja o sítio AQUI

Lusa/DI