CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Leão de Ouro na Bienal de Veneza entregue a Souto de Moura

26 de maio de 2018

O Leão de Ouro entregue na 16ª Bienal de Arquitectura de Veneza foi este ano para o arquitecto português Eduardo Souto de Moura, tendo sido escolhido entre 100 arquitectos.

Souto de Moura considera o prémio “o reconhecimento do valor e do nível da arquitectura portuguesa”, que “cada vez é mais reconhecida nos sítios que exigem mais qualidade”.

“É mais uma [distinção], estou contente pela arquitectura portuguesa, que cada vez é mais reconhecida nos sítios que exigem mais qualidade”, afirmou Souto de Moura em declarações à agência Lusa após ter sido distinguido com um Leão de Ouro na 16.ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, que abriu hoje ao público naquela cidade italiana.

“Isto tudo vem de uma tradição do Siza Vieira, do Fernando Távora e de outros arquitectos”, sustentou, salientando que actualmente “a arquitectura portuguesa é muito bem vista” e tem “uma qualidade superior à da maior parte dos países europeus”.

“E já não é de agora, estamos fartos de ganhar prémios, o que para mim é uma vaidade, ficamos orgulhosos”, acrescentou.

Relativamente ao projecto distinguido pelo júri da exposição - o complexo turístico de São Lourenço do Barrocal, a recuperação de um monte alentejano e a sua adaptação a hotel – Souto de Moura disse que foi “um projeto muito difícil, porque não é radical”: “Já fiz outros projetos mais modernos, mais antigos, este era a procura de um tom que não destruísse o ambiente do edifício e da paisagem. É um projeto de risco porque estava quase no limite do pastiche [obra em que se imita abertamente o estilo de outros artistas], era uma imitação do antigo”, explicou.

Souto de Moura foi um dos 100 arquitectos convidados pelas curadoras da Bienal da Arquitetura de Veneza, Yvonne Farrell e Shelley McNamara, do Grafton Architects, para a exposição principal, espaço expositivo além dos pavilhões nacionais.

Doze edifícios públicos criados por arquitetos portugueses de várias gerações, nos últimos dez anos, e filmes de quatro artistas constituem a representação de Portugal na Bienal de Arquitectura de Veneza, intitulada "Public Without Rethoric", a inaugurar hoje.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje o arquitecto português por ter recebido o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza.

“Felicito o arquitecto Eduardo Souto Moura, a quem foi atribuído o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza”, lê-se no site da Presidência da República.

LUSA/DI