Já há finalistas ao Prémio CONCRETA Under 40

14 de Novembro de 2017

Já são conhecidos os dez finalistas do Prémio CONCRETA Under 40, uma iniciativa da Exponor que visa, a partir de uma obra construída, premiar um arquiteto, vários arquitectos a trabalhar em co-autoria ou um atelier de arquitectura. A iniciativa conta com o apoio das tintas CIN.

Miguel Marcelino, Atelier do Cardoso, Summary, 3R Ernesto Pereira, Noz Arquitetura, Hérard & Da Costa, Luís Pinheiro Loureiro, DepA + Margarida Leitão, Corpo Atelier e Pedro Guedes de Oliveira, são os responsáveis pelos projectos selecionados. O vencedor e as menções honrosas serão anunciados na CONCRETA, feira que decorre na Exponor de 23 a 26 de Novembro, estando prevista para o dia 24 uma conferência com o autor do projecto escolhido.

O júri, presidido pelo arquitecto Nuno Brandão Costa e que integra ainda Carla Maia, directora da CONCRETA, Cristina Guedes (arquitecta), Diogo Aguiar (arquitecto e comissário da CONCRETA) e Paulo Nunes (responsável ibérico da área de prescrição da CIN), analisou as 21 propostas candidatas, deliberando sobre os critérios de qualidade arquitectónica, qualidade construtiva, qualidade tipológica e originalidade das soluções.

O Prémio CONCRETA Under 40  tem um valor monetário de dois mil euros e visa celebrar o trabalho desenvolvido em território nacional ou internacional por arquitectos portugueses, impulsionando desta forma as suas carreiras. O objecto do concurso passa por projectos de habitação, comércio, serviços ou equipamentos, incluindo obras de caráter efémero.