CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

Inicia a festa do cinema de Arquitectura

28 de maio de 2019

A apresentação do Arquiteturas Film Festival acontece no dia 30 de Maio na Roca Lisboa Gallery mas a festa do cinema inicia já hoje. A Shortcutz Lisboa recebe duas curtas-metragens, "Dentro" de Barojas Quezada e "Vidas Cinza" de Leonardo Martinelli, propostas pelo Arquiteturas Film Festival. A entrada é livre.

Todas as 3.ª feiras, pelas 22h, no bar O Bom, o Mau e o Vilão, o SHORTCUTZ LISBOA exibe três curtas-metragens, sempre apresentadas por membros das suas equipas de criação. Uma das curtas é convidada (nacional ou estrangeira) e as outras duas fazem parte da competição para a melhor curta do mês.

Amanhã, 29 de Maio, a Directora do Arquiteturas Film Festival, Sofia Mourato, visita o The Third Floor e apresenta, a partir das 19h00, quatro curtas-metragens inspiradas no tema da edição deste ano – Human Nature: "Still Turning" de Jesse Pickett, "Iris" de Lea Naijar, "Smoke Through a Spider Web" de Niranjan Raj Bhetwal e" Entremarés" da brasileira Anna Andrade. A entrada também é livre.

Já no dia 30 de Maio, a partir das 18h30, o Arquitecturas desvenda-se na Roca Lisboa Gallery, numa sessão de apresentação a cargo da fundadora e directora do AFF, Sofia Mourato, que contará com a presença de três arquitectos convidados: André Costa, professor de história da arquitectura, mestre em cultura contemporânea, doutorado em cinema e autor do livro "As aventuras subjectivas de Björk"; Duarte Natário, arquitecto paisagista e realizador do documentário "Tudo é Paisagem", actualmente a desenvolver o doutoramento em Arquitectura Paisagista e Ecologia Urbana; e Daniela Silva escritora e investigadora, actualmente a desenvolver o doutoramento na área da Arquitectura Digital. É também parte da equipa da plataforma online Non Architecture Competitions.

A 7º edição do Arquiteturas Film Festival vai decorrer entre os dias 4 e 9 de Junho, no Cinema São Jorge, em Lisboa, trazendo este ano a debate o tema Human Nature. São 62 filmes, onde 90% são estreias portuguesas. 

Ao longo de seis dias, a programação de 2019,  haverá ainda várias actividades paralelas - workshop, masterclass, atelier para crianças, visita guiada, encontros de colectivos e muito mais.