CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

"Infinito Vão – 90 Anos de Arquitetura Brasileira"

27 de setembro de 2018

"Infinito Vão – 90 Anos de Arquitectura Brasileira" é o nome, inspirado na música e na voz de Gilberto Gil, da exposição que a Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura.

A exposição inaugura amanhã, às 21h30, com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik. A mostra será acompanhada por uma extensa programação paralela, com cocuradoria de Nuno Sampaio, director executivo da CA, que acontecerá até Abril de 2019 e contempla actividades em Portugal e no Brasil.

A conferência de imprensa de apresentação acontece hoje, às 11h30. Arranca com uma introdução à mostra pelo director executivo da CA, Nuno Sampaio, e prossegue com a visita guiada pelos curadores Fernando Serapião e Guilherme Wisnik. 

Na inauguração Nuno Sampaio e o arquitecto e Pritzker brasileiro Paulo Mendes da Rocha fazem uma visita guiada à exposição “Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha”, seguindo-se a abertura da mostra.

“Infinito Vão” é o resultado de um processo de dois anos de trabalho que a Casa da Arquitectura levou a cabo no Brasil, reunindo um património com mais de 200 doações que vai integrar o acervo permanente da Casa.

A Colecção Arquitectura Brasileira, a mais representativa realizada nos últimos anos, é constituída por 103 projectos e mais de 50 mil elementos entre desenhos, fotografias, documentos textuais, filmes, maquetes, cerâmicas, entre outros. 

A colecção materializa dois objectivos fulcrais: fomentar estudos de especialistas no tema, podendo ter o seu acervo consultado por pesquisadores; e compor futuras exposições do acervo da Casa da Arquitectura, somando-se à galeria de autores ‘residentes’ como Eduardo Souto de Moura, Paulo Mendes da Rocha, Álvaro Siza Vieira, Pedro Ramalho e João Álvaro Rocha, entre outros.