CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

 

 

 

Sé de Lamego: de D. Afonso Henriques aos nossos dias...

3 de setembro de 2019

A edificação da catedral remonta ao séc. XII, mas é caracterizada como gótica, mantendo apenas a torre quadrada original, reflectindo o resto da arquitectura as modificações feitas nos séculos XVI e XVIII, incluindo um claustro renascentista com uma dúzia de arcos bem proporcionados.

Do período medieval resta a torre lateral, do séc. XIII ou XIV. A fachada principal, do gótico final, é obra do mestre João Lopes (1508-1515).

Com a restauração da diocese de Lamego no séc. XII, teve início em 1159 a sua edificação, no Rossio de Lamego, na zona baixa da futura urbe. Sagrada em 1175 a Santa Maria e a S. Sebastião, a provável conclusão da Sé só viria a acontecer em 1191. Contudo, as várias idades da História encarregaram-se de alterar, significativamente, o seu perfil românico original.

A Sé abre-se para um amplo adro lajeado, obra do século XVIII, com a fachada marcada pela robusta torre remodelada em Setecentos.

A fachada principal do templo foi reconstruida no reinado de D. Manuel I, combinando as formas do gótico flamejante e o tímido eclodir de algumas formas da Renascimento. Com efeito, esta renovação da Sé episcopal começa no século XV e prolonga-se pelo seguinte. A campanha de obras da fachada realizou-se entre 1508 e 1515, de acordo com os planos do arquitecto João Lopes.

 

Fonte: Wikipedia - Fotografias de Jorge Maio