CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

Museu de Lamego

16 de setembro de 2019

O Museu de Lamego encontra-se instalado no antigo paço episcopal, num edifício reedificado na segunda metade do século XVIII pelo bispo D. Manuel de Vasconcelos Pereira (1773-1786).

Da colecção assumem relevância os objectos classificados pelo Estado Português como Tesouros Nacionais: um sarcófago medieval, decorado com uma cena de caça em baixo-relevo; os painéis que Vasco Fernandes pintou para a Sé de Lamego, entre 1506-1511; o conjunto de tapeçarias flamengas, tecidas em Bruxelas na primeira metade do século XVI, e os painéis de azulejos figurados com cenas bucólicas e de caça, do século XVII.

A rica colecção integra ainda escultura, capelas e altares em talha dourada, provenientes do extinto Mosteiro das Chagas e pelo acervo arqueológico cedido pela Câmara Municipal e da doação de objectos ligados ao universo pessoal ou familiar dos seus proprietários, reunindo mais de meia centena de nomes associados a doações ou legados, com enfoque nas artes decorativas de finais do século XVII até meados do século XX.

Texto e fotografias: Jorge Maio