CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com Arte: estátuas do Louvre

27 de maio de 2019

O Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico universal. Situado em Paris, na margem direita do rio Sena, o museu acolhe 38.000 objectos que vão da pré-história ao século XXI. Entre a sua magnífica estatuária, merecem algumas das obras primas aqui fotografadas por Jorge Maio:

 

Vénus de Milo – a sua criação remonta possivelmente ao Séc. II a.C e Alexandre de Antioquia é apontado como o seu possível autor. Tem 2 metros e 2 centímetros de altura e foi encontrada na ilha de Milo em 1820.

 

Escravo Moribundo – da autoria de Miguel Ângelo (1475-1564). Escultura em mármore esculpida em 1513-1516.

 

Atena de Velletri – A estátua, com quase três metros de altura, foi encontrada na cidade de Velletri, na Itália, no século XVIII. Consta que é uma cópia de uma estátua em bronze, que se perdeu. Acredita-se que tenha sido esculpida no ano de 430 a.C. e atribui-se a sua autoria Cresilas, um escultor da cidade de Creta.

 

Hermafrodita dormindo - escultura de mármore retratando Hermafrodito em tamanho natural deitado num colchão esculpido pelo artista italiano Gian Lorenzo Bernini em 1620.

 

Vitória de Samotrácia - escultura que representa a deusa grega Nice, descoberta em 1863 nas ruínas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia. Ocupa lugar de destaque numa escadaria do Museu do Louvre, em Paris.

 

Fotografias de Jorge Maio