CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com ARTE: o Museu Nacional dos Coches

29 de maio de 2017

A 23 de Maio de 1905 foi inaugurado em Lisboa o «Museu dos Coches Reaes» iniciativa da rainha D. Amélia d'Orleães e Bragança, princesa de França e casada em 1886 com o futuro rei de Portugal D. Carlos I.

O local escolhido para instalar o primeiro museu de coches do mundo foi o salão do antigo Picadeiro Real, construído pelo arquitecto italiano Giacomo Azzolini em 1726, adaptado para o efeito pelo arquitecto da Corte, Rosendo Carvalheira com a colaboração dos pintores José Malhoa e Conceição e Silva que, em conjunto, conseguiram uma harmonia quase perfeita entre o espaço e a exposição das viaturas de gala.

O sucesso foi grande mas logo de início a falta de espaço fez-se sentir e é a própria rainha que em 1906 encomenda um novo projecto para ampliar o museu e poder expor as restantes viaturas da Casa Real guardadas nas cocheiras de diversos palácios.

Em 1911 o museu passa a designar-se Museu Nacional dos Coches.

O novo edifício do Museu Nacional dos Coches abriu ao público no dia 23 de Maio de 2015.

 

Em memória do excelente trabalho de protecção e divulgação deste património hipomóvel, iniciado pela rainha D. Amélia, permanece no espaço do Antigo Picadeiro, um núcleo expositivo visitável com coches e berlindas, a galeria de pintura da família real, assim como um conjunto de acessórios de cavalaria.

 

Fotografias de Jorge Maio