CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com ARTE: a Notre-Dame de Paris

6 de maio de 2019

O nosso colaborador Jorge Maio visitou e fotografou a Notre-Dame, em Paris, um semana antes da catedral ter ardido. Estava longe de imaginar que muita daquela beleza indescritível iria ser consumida pelas chamas poucos dias depois. As fotografias aqui publicadas são uma homenagem ao templo Património da Humanidade e aos homens que, ao longo dos séculos, a ergueram e conservaram. A esperança de que a sua reconstrução tome forma a muito curto prazo.

Uma igreja com quase 900 anos

O local é um dos mais visitados da França, recebendo uma média de 13 milhões de pessoas por ano. A igreja é considerada um dos mais importantes exemplos da arquitectura gótica francesa. Durante anos ela foi o maior edifício cristão do mundo ocidental hoje em foco por causa do recente incêndio.

A construção da catedral começou no início dos anos 1160, por iniciativa de Maurice de Sully, bispo de Paris, que recebeu o apoio do rei Luís VII. As obras foram totalmente concluídas cerca de um século depois, embora a edificação tenha sido modificada com frequência nos séculos seguintes. Na década de 1790, o local foi atacado durante a Revolução Francesa, quando muitas de suas imagens religiosas foram danificadas ou destruídas.

Em 1831, logo após a publicação de "O Corcunda de Notre Dame", romance de Victor Hugo, o interesse popular pela catedral reacendeu. Um grande projecto de restauração supervisionado por Eugène Viollet-le-Duc começou em 1845 e continuou por vinte e cinco anos. Em 1963, a fachada da catedral passou por um limpeza que removeu séculos de fuligem, devolvendo-a à sua cor original. Outro processo de limpeza e restauração foi colocado em prática entre 1991 e 2000.

Fotografias de Jorge Maio