FOTOGRAFIA com ARTE: Solar dos Zagallos, Sobreda da Caparica

15 de Janeiro de 2018

O Solar dos Zagallos, na Sobreda da Caparica, foi mandado erguer pelos Zagallos, uma família oriunda de Reguengos de Monsaraz que chegou a esta região no reinado de D. João II.

Foi no Solar dos Zagallos que durante a época miguelista esteve aquartelado o 1º Batalhão do Regimento nº 5 da infantaria miguelista.

Inicialmente casa agrícola, o Solar foi vendido em 1921 a António Piano. De origem italiana, a família Piano transformou o local num espaço residencial e de lazer, desconhecendo-se contudo a época de ocupação efectiva.

As capelas existentes na propriedade terão contribuído largamente para a importância do lugar, principalmente em termos de ligação com as festas populares tradicionais da região.

Um exemplo paradigmático da importância histórica do Solar em termos de enquadramento na zona de que se faz parte reside precisamente no facto de, até ao primeiro quartel do século XX, à capela de S. António do Caiado concorrerem anualmente por altura das festas (Setembro e Outubro) gentes de todo o concelho.

Em 1982 o Solar foi adquirido pela Câmara Municipal de Almada. O edifício encontrava-se em adiantado estado de envelhecimento, ameaçando colapso em algumas partes. Na sequência foi objecto de obras de recuperação, remodelação e restauro.

 

Fotografias de Jorge Maio