FOTOGRAFIA com ARTE: Salamanca

19 de Março de 2018

Oficialmente, a história de Salamanca começa no ano 220 a. C., quando o general cartaginês Aníbal conquistou a cidade. Durante o período de domínio romano a cidade formou parte da província da Lusitânia, ganhando grande importância por formar parte da Via da Prata, calçada que unia Mérida com Astorga. 

Quando o rei Alfonso VI de Leão ordenou a Raymond de Borgonha que repovoasse os Territórios do Norte uma das primeiras obras realizadas foi a construção da Catedral Velha, em torno dela foram fundadas uma série de escolas de catedral consideradas origens da Universidade de Salamanca fundada em 1134, a mais antiga de Espanha ainda em actividade e a 3ª mais antiga do mundo.

A era moderna continuou com altos e baixos, períodos de grande esplendor cultural e económico foram seguidos por outros de declínio incluindo o demográfico.

Nessa altura a Catedral Nova, a Plaza Mayor ou La Clerecía foram construídas.

Hoje em dia, a cidade vive da actividade educacional, conta com a Universidade de Salamanca e a Universidade Pontifícia, especialmente concorridas durante os meses de Verão. Outra fonte de rendimento é o turismo, fortemente impulsionado pela declaração da Cidade Velha como Património da Humanidade.

 

Texto e fotografias: Jorge Maio