CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com ARTE: Palácio Cadaval, Évora

24 de julho de 2017

Na sua origem, o Palácio Cadaval tinha como nome Palácio da Torre das Cinco Quinas. Foi construído, em parte, sobre as romano-visigodas Muralhas de Évora, que faziam parte do antigo Castelo de Évora. Junto à Torre de Évora, o fidalgo descendente da coroa portuguesa Martim Afonso de Melo, servidor do Mestre de Avis, mandou construir este edifício.

Foi a casa de vários monarcas, como D. João II, D. João IV e D. João V, bem como D. Fernando II quando este foi acusado da conspiração contra o rei D. João II. O fim deste rei foi a decapitação em plena Praça do Giraldo, em 1483.

No início da década de 1990, o Palácio dos Duques de Cadaval veio a ser restaurado por iniciativa da então Duquesa de Cadaval, Dª. Claudine Marguerite Marianne Tritz, esposa do 10º Duque de Cadaval.

Abertas ao público, existem salas de exposição da Casa Cadaval, onde encontramos uma colecção de códices iluminados, pintura, armaria e esculturas. As peças em exposição provêm do século XV ao século XVIII.

A partir de 1994 e durante vários anos, o palácio recebeu o "Festival Évora Clássica", mais tarde "Festival de Músicas Sagradas de Évora", um evento pelo qual os eborenses esperavam ansiosamente. A família Cadaval sempre foi extremamente generosa por oferecer o seu tempo e o seu palácio para dar a Évora este festival fabuloso.

 

Texto e fotografias: Jorge Maio