CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
Fotografia com Arte
Opera Garnier - Fotografia Jorge Maio Opera Garnier - 02-Fotografia Jorge Maio.png Opera Garnier - 03-Fotografia Jorge Maio.png Opera Garnier - 04-Fotografia Jorge Maio.png Opera Garnier - 05-Fotografia Jorge Maio.png Opera Garnier - Fotografia Jorge Maio

FOTOGRAFIA com ARTE: Opéra Garnier em Paris

22 de abril de 2019

A Opéra Garnier ou Palais Garnier, está situada na Place de l'Opéra no 11° arrondissement de Paris. Construída entre 1861 e 1875 pelo arquitecto Charles Garnier foi decidida por Napoleão III dentro do programa de transformação da capital conduzido pelo Barão Haussmann.

Este monumento é um exemplo de arquitectura monumental com uma mistura de diversos estilos. A Opéra Garnier, na proximidade da Praça Vendome, é um templo da arte lírica, da música e da dança, com renome internacional. A fachada decorada com mármores de diferentes cores é enriquecida com esculturas, mosaicos, colunas e ornamentos dourados.

O monumento fica aberto para visitantes durante o dia: pode-se assim conhecer sua lendária escadaria de mármore, a sua sala em estilo italiano vermelha e dourada com 1.900 assentos de veludo, iluminada por um magnífico lustre de cristal, sob um tecto pintado por Marc Chagall em 1964. A Avenue de l'Opéra é a única avenida de Paris sem árvores, segundo a vontade do arquitecto, facto que realça ainda mais o monumento, visível a um grande distância, a partir da Pirâmide do Louvre. Ela fica bem perto das grandes lojas e não muito longe da Place de la Madeleine.

Texto e fotografias: Jorge Maio

PUB
TURISMO
Metade dos europeus planeia viajar já este semestre
19 de janeiro de 2021
ARRENDAMENTO
Candidaturas ao apoio às rendas arrancam em 4 de Fevereiro
15 de janeiro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Bancos da zona euro restringiram concessão de crédito no 4.º trimestre - BCE
19 de janeiro de 2021
PUB