CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com ARTE: Convento de Sta. Maria de Almoster

31 de outubro de 2016

O Convento gótico de Santa Maria de Almoster foi fundado por iniciativa de D. Berengueira Aires e da Rainha, tendo esta última mandado edificar o claustro, com arcaria gótica constituída por colunas geminadas decoradas nos capitéis com elementos figurativos e heráldicos, e a enfermaria. A rainha quis dar continuidade à sua protecção ao convento deixando em testamento de cerca de mil libras.

Este edifício conventual teve grande importância traduzida na apresentação do alcaide e com a conclusão das casas conventuais, cerca do ano de 1300; o edifício recebeu diversas religiosas da Ordem de Cister, tendo aqui ingressado a fundadora do cenóbio e, mais tarde, professado D. Violante Gomes, mãe de D. António, Prior do Crato.

O convento foi alvo de diversas campanhas de obras ao longo dos séculos que alteraram a austeridade do edifício primitivo cisterciense. Destas campanhas destacamos, no século XVII, os painéis de azulejaria - com azulejos de padrão e de tapete - os revestimentos retábulos e de nichos com talha dourada barroca; no século XVIII a igreja sofreu intervenções significativas expressas em ornatos de alvenaria e em arranjos nas absides.

Texto e fotografias: Jorge Maio 

Localização: Almoster - Concelho de Santarém

Monumento Nacional desde 1920