CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com ARTE: Casa do Corpo Santo em Setúbal

13 de fevereiro de 2017

Na Casa do Corpo Santo está patente ao público, uma exposição permanente de arte sacra barroca, com espólio da colecção do Museu de Setúbal e, ainda, uma importante colecção de instrumentos de precisão e ciência náutica, doados por Ireneu Cruz, prestigiado médico e cidadão.

A designação Casa do Corpo Santo provém do nome pelo qual era conhecida a Confraria dos Navegantes, Armadores e Pescadores da Vila de Setúbal, cuja origem remonta ao séc. XIV, e que, mais tarde, se viriam a instalar neste edifício datado de 1714.

Como Museu do Barroco, a Casa do Corpo Santo pretende valorizar o seu espaço físico, pois além de se situar no núcleo medieval do povoado, junto à Igreja de Santa Maria, é possível ver ainda um troço da muralha do séc. XIV, a oriente, que foi integrado no edifício. No primeiro piso é de destacar na Sala do Vestíbulo os painéis de azulejos barrocos, da autoria do mestre P.M.P. e os tetos pintados setecentistas, também presentes na Sala do Despacho. Nesta última sala sobressai ainda o piso de tijoleira, alternado com azulejos de figura avulsa. A Capela da Casa do Corpo Santo, enquanto espaço simbólico e artisticamente marcado pelo barroco, apresenta um altar forrado em talha dourada ao Estilo Nacional.

 

Texto e fotografias: Jorge Maio