CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com ARTE: Amesterdão

16 de julho de 2018

Embora a sede do governo seja em Haia, Amesterdão é a capital constitucional e cultural dos Países Baixos. Amesterdão é também a maior cidade do País, e a mais visitada, com mais de 3,5 milhões de visitantes estrangeiros por ano. Tem cerca de 830 mil habitantes na cidade propriamente dita, 1,6 milhões de habitantes em sua área urbana e 2,4 milhões de habitantes na área metropolitana

Durante o período 1585-1672 , Amesterdão era o centro económico a nível mundial, também sendo neste período que Amesterdão mais rapidamente se desenvolveu.

O ano de 1672 foi um ano de grande desastre para a Republica holandesa, com os Franceses e Ingleses a atacarem este pais simultaneamente. A idade de ouro tinha chegado ao seu fim. Porém, Amesterdão conseguiu manter a sua prosperidade durante o período 1672-1795

Em 1795, o governo foi deitado a baixo, e a velha república deixou de existir. Pouco depois os Franceses estariam a ocupar o país. Durante este período Amesterdão sofreu gravemente da recessão económica.

O período 1813-1940 foi marcado pela retoma económica, e depois de 1840 por expansão. A crescente riqueza trouxe um rápido crescimento populacional. O desenvolvimento foi primariamente o resultado da Revolução Industrial que iniciou uma nova era dourada.

Texto e fotografias: Jorge Maio