CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com ARTE: A Catedral de Roma

4 de junho de 2018

Erigida no século IV em homenagem a São João Baptista e ao evangelista São João, a Basílica de São João de Latrão (Basílica di San Giovanni in Laterano) é a mais importante das quatro basílicas maiores, além de ser a Catedral de Roma.

Edificada sob as ordens de Constantino o Grande durante o século IV, a Basílica de São João de Latrão foi a primeira igreja construída em Roma.

No início do século IV, o imperador Constantino expulsou a família Laterani de suas terras com o objectivo de construir sobre elas a primeira basílica romana.

Apesar de, com o passar dos anos, a igreja ter sofrido as consequências de um terremoto e de vários incêndios, ela foi exposta a diversas reconstruções e ainda conserva a sua forma original, além do belo claustro do século XIII e um antigo baptistério que está totalmente restaurado.

A Basílica de João de Latrão teve um importante papel na história, já que até 1870 todos os Pontífices foram investidos nela. Actualmente, a igreja não perdeu a importância que a caracterizava no passado, já que o Papa, como bispo de Roma, continua celebrando no seu interior os ofícios da Quinta-feira Santa.

Texto e fotografias: Jorge Maio