CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

E se o 'Nobel' da arquitectura vier para Portugal novamente?

7 de abril de 2019

Mais uma vez o atelier português dos irmãos Francisco e Manuel Aires Mateus é favorito ao 'Nobel' da Arquitectura este ano. Segundo o Archdaily, o Pritzker 2019, pode vir para Portugal.

Um dos sites internacionais mais importantes de arquitectura coloca novamente o atelier Aires Mateus na lista dos candidatos ao mais reconhecido prémio desta actividade.

Já em 2018, os arquitectos portugueses constavam dessa lista assim como João Luís Carrilho da Graça, tendo o prémio sido atribuído ao indiano Balkrishna Doshi.

Para este ano, o nome de Aires Mateus volta a constar do Archdaily como um dos favoritos a trazer para Portugal o troféu mais desejado pelos arquitectos.

De recordar que Álvaro Siza Vieira (1992) e Eduardo Souto de Moura (2011), já foram laureados. 

Este ano, o júri é composto por  Stephen Breyer, presidente, André Aranha Corrêa do Lago, Richard Rogers, Kazuyo Sejima, Benedetta Tagliabue, Ratan N. Tata, Wang Shu e Martha Thorne, directora executiva.

O prémio internacional, foi criado pela família Pritzker de Chicago por meio de sua Fundação Hyatt em 1979. É concedido anualmente a um arquitecto vivo cujas obras se distinguem, sendo muitas vezes referido como "Nobel de arquitectura".