CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

Vista Alegre lança a primeira banda desenhada em porcelana

2 de dezembro de 2019

A colecção “Je Kraak” une a Banda Desenhada à porcelana, contando histórias sobre diferentes temas, por ilustradores de BD. A Talha Mare Clausum com ilustrações de Penim Loureiro marca o início da colecção. Atribuir à superfície curva e sem limites da porcelana, a função inédita de suporte de BD, prova que a 9ª arte não tem de se restringir aos limites planos do livro em papel ou digital.

A primeira «obra-de-arte» tem a assinatura do arquitecto e ilustrador Penim Loureiro e vem-nos recordar que “os portugueses foram os primeiros a trazer porcelana da China por via marítima, no séc. XVI”. A Vista Alegre celebra esse momento de contacto entre o Ocidente e o Oriente, através da Talha Mare Clausum, da colecção Je Kraak

Penim Loureiro está ligado à concepção de espaços arquitectónicos desde os inícios dos anos oitenta, como colaborador de vários gabinetes de arquitectura, ilustrador, professor universitário e investigador da história e da reabilitação do ambiente construído.

Juntamente com Luísa Cardoso forma um atelier de arquitectura vocacionado para o levantamento das morfologias edificadas, das patologias, proposta das terapias correctivas e reabilitação dos espaços para o uso actual e sustentável.

O cultivo de um particular gosto pela comunicação gráfica, faz com que a actividade do seu gabinete não se esgote na arquitectura, tendo, na área da ilustração, o cruzamento de experiências criativas.

Penim Loureiro fez banda desenhada durante o curto período de tempo de 1979 a 84.