CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

Startup portuguesa cria a casa de banho mais avançada do mundo

17 de junho de 2019

A ABLUTE - fascinating life, é a startup portuguesa que ultrapassou a mais avançada tecnologia a nível mundial, criando a sanita mais evoluída do mundo, tornando o produto mais completo, dotado de inteligência artificial, mas discreto para o utilizador. Aumenta-se o conforto e dispensa-se de aparatos de botões. 

A empresa surgiu pela mão dos empreendedores Carla Dias e Nuno Marujo. Encontra-se sedeada em Viana do Castelo e apesar da sua jovialidade têm já compradores para exportar para diversos países. Neste ano prevê o aumento do número de funcionários para cerca duas dezenas. A maior parte serão altamente qualificados derivado aos projectos de Investigação e Desenvolvimento que trarão maiores novidades no futuro. 

O método do desenho foi alvo de patente e é a razão das maiores diferenças com os modelos comuns. Abre-se um novo segmento de sanitários, que permite as sanitas ficarem totalmente embutidas na parede, quando não em uso, libertando completamente o chão dos quarto-de-banho. 

A bacia roda entre a abertura e encerramento e acopla, quando fechada, num dispositivo que a lava integralmente. A descarga gravitacional é substituída por injecção de água pressurizada quente, reduzindo a quantidade utilizada para um décimo das mais eficientes. Outra vantagem para o ambiente é a dispensa de produtos de limpeza, muitas vezes nocivos. 

O perfeccionismo com o design catapultou o resultado para um objecto invulgarmente interessante, causando impacto que atraiu a atenção do sector. Tendo já algumas das maiores empresas do mundo incitado o diálogo para criar parceria.  

Mercado: Os lideres são do Japão, Alemanha, Espanha e EUA, e facturam mais de 2 mil milhões de euros com as designadas smart-toilets. Um mercado em forte crescimento, à medida que países periféricos, como Portugal, adaptam práticas de higiene mais eficazes e de sustentabilidade ambiental.