CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

Sonae Indústria adopta código universal de cores

24 de abril de 2019

A Sonae Indústria e a ColorADD estabeleceram uma parceria de longo prazo para a utilização do código universal de cores em todos os produtos de acabamento e revestimento da sua marca Surforma, que pode ser usado pelos cerca de 350 milhões de daltónicos em todo o mundo.

A Surforma é a marca especializada em laminados e compactos para áreas de design de interiores, mobiliário e arquitectura da Sonae Indústria. Criado pelo designer português Miguel Neiva, o ColorADD é um código universal de cores.

O código permite aos daltónicos perceberem quais as cores de determinada peça de mobiliário e de roupa, a cor da linha do metro ou dos lápis que está a utilizar.  Apoia-se nas cores primárias (ciano, magenta e amarelo), às quais foram acrescentados o preto e o branco para criar uma forma geométrica básica. A conjugação dos símbolos permite representar todas as cores existentes.

Este sistema de identificação de cores para daltónicos surgiu para minorar um problema que afecta cerca de 10% da população masculina e 0,5% da população feminina mundial. Na sequência da parceria e que já está a ser implementado em todas as gamas de produtos Surforma, marca que agrega a oferta de laminados e compactos da empresa.

Para Ana Teotónio Pereira, coordenadora de marketing e comunicação da Sonae Indústria, esta parceria “visa ajudar as pessoas daltónicas a identificar de forma correta as cores dos materiais, contribuindo para uma maior informação no momento de escolha. É mais um passo no caminho que queremos trilhar de reforço constante da oferta aos nossos clientes.”

De acordo com Miguel Neiva“ o objectivo foi sempre integrar o código em soluções em que a cor tem de ser um factor determinante de identificação ou escolha como é o caso natural dos materiais de acabamentos e revestimentos da Sonae Indústria”.

O ColorADD está hoje presente em mais de 80 países em todo o mundo quer através das exportações nacionais, quer através de empresas locais que adoptaram o código.