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Saiba como valorizar uma casa no momento da venda

18 de fevereiro de 2015

Sempre foi apaixonada pela decoração de interiores e desde muito nova que andava a mudar as coisas lá em casa. Os pais e amigos diziam-lhe constantemente: "A tua casa nunca está igual, tens sempre algo novo ou mudado de cada vez que te visitamos". Foi com esta paixão que Rita Miranda cresceu e que acabou por se dedicar profissionalmente. Tirou o curso de Decoração de Interiores e criou uma marca/empresa, a Prateado - Decoração de Interiores.

Mas o seu espírito empreendedor foi mais além e há três anos e meio decidiu alargar os seus horizontes e lançou também o Home Staging. Para quem desconhece o conceito, trata-se de fazer a decoração adequada para quem pretende vender uma casa. Torná-la atractiva e mostrar as potencialidades do espaço através da decoração de interiores.

Rita Miranda explica como surgiu este gosto pelo Home Staging: “Conheci através do BNI, uma organização de Networking à qual pertenço, uma decoradora de interiores inglesa que me apresentou o conceito. Comecei a investigar e percebi que era algo que não estava muito desenvolvido em Portugal e que poderia ser uma oportunidade de negócio a explorar visto que nesta altura, o mercado imobiliário necessita de inovação e diferenciação.

Fiz um curso de Home Staging e Redesign para poder entender o conceito e perceber como se aplicava na prática. Adorei a filosofia do negócio e entendi ser uma área de especialização dentro da Decoração de Interiores que poderia fazer a diferença no mercado imobiliário português”.

Rita Miranda assegura que o seu trabalho faz a diferença na venda de uma casa. A decoradora teve a consciência que o mercado imobiliário necessita da diferenciação relativamente à concorrência, “nós aparecemos para ajudar os nossos clientes a diferenciarem os seus imóveis de todos os outros. Quem compra um imóvel, seja para investimento seja para uso, deseja uma compra agradável e que lhe traga frutos financeiros”.

Valorização de 7% a 10% dos imóveis

O Home Staging é no fundo a preparação da casa para venda ou para arrendamento. Rita garante que o imóvel se vende/ou arrenda mais depressa e com uma valorização de 7% a 10% relativamente aos valores de mercado.

Preparar a casa para o mercado imobiliário é algo que não só ajuda os proprietários a venderem melhor como os clientes compradores a comprarem com uma melhor noção do potencial do imóvel.

“Apenas 10% dos compradores têm a capacidade de imaginar o potencial do imóvel, o que na prática significa que estaríamos a deixar 90% fora da equação”, adianta.

Rita refere que existem alguns arquitectos, designers de interiores e decoradores que fazem Home Staging contudo poucos ou quase nenhuns têm a certificação para o fazer.

“Daí que os resultados no investimento inicial serão certamente mais elevados porque acabam por aconselhar ao cliente a compra de novos materiais e produtos. Fiz a minha certificação na "Home Staging Resource" uma das melhores empresas de Home Staging nos Estados Unidos da América e sou membro da ASHSR, American Society of Home Stagers and Redesingers. Escolhi fazer uma certificação nos Estados Unidos visto que é o país onde esta especialização existe há mais anos e tem mais resultados”, salienta.

Rita assegura que o Home Staging não custa nada, pois o retorno de investimento em Home Staging é de 586% o que significa que quem investe em Home Staging nos seus imóveis recebe o valor investido e ainda tem valorização sobre isso.

Na decoração a Prateado investe na valorização do espaço, a luz e as possibilidades de cada divisão. Cria a visão do cliente comprador comum para que este se ligue emocionalmente ao imóvel conduzindo à compra/arrendamento.

“Vamos criar o potencial que 90% dos clientes não conseguem ver numa casa vazia”, conclui.