CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

Revigrés acaba de lançar os seus primeiros objetos BIM

9 de abril de 2019

A Revigrés é a primeira empresa portuguesa do sector de revestimentos e pavimentos cerâmicos a desenvolver a metodologia BIM (Building Information Modelling).

A Biblioteca BIM apresenta-se com a Coleção Cromática, uma das colecções de revestimentos e pavimentos em grés porcelânico técnico mais completas a nível mundial.

Ao apostar no desenvolvimento desta biblioteca, a Revigrés torna-se na primeira empresa portuguesa do sector de revestimentos e pavimentos cerâmicos a associar-se a um processo que está a revolucionar o sector da arquitectura, engenharia e construção a nível internacional, contribuindo para colocar Portugal na vanguarda da implementação desta Metodologia, ao lado de países como o Reino Unido, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Alemanha, Espanha, EUA e China.

A empresa revela que através desta solução, os arquitectos e projectistas passam a dispor, num único ficheiro, de todas as informações sobre cada referência da colecção - a sua imagem estética, certificações associadas, informações técnicas e comerciais - que utilizam na modelação de edifícios virtuais, através de ferramentas tridimensionais.

Entre as várias vantagens identificadas pelo uso do BIM encontram-se a redução de custos e de incumprimento de prazos, a modernização do processo de contratação e a projeção, conclusão e manutenção de infraestruturas e edifícios de forma mais rápida, económica e sustentável.

"Representa também um importante contributo para a resolução de questões relacionadas com eficiência energética e facilita a comunicação entre arquitectos, engenheiros, donos de obra e empresas de construção.

A utilização deste software permite, ainda, gerir e coordenar de modo eficaz as diversas informações relativas a cada projecto, aumentando consideravelmente a eficácia das empresas do sector da construção e, consequentemente, a sua competitividade", explica a Revigrés em comunicado.

Nesta primeira fase, a Revigrés disponibiliza na sua Biblioteca de objectos BIM as 40 cores, 10 formatos e 3 acabamentos da Colecção Cromática - incluindo os formatos especiais CUBE, HALF, CHEVRON e TRIO - para além das barras, cantos e peças complementares (degraus e rodapés) que compõem a colecção.

Até ao final do ano, está prevista a disponibilização de mais colecções Revigrés em objectos BIM.