Pássaros de Siza Vieira vão estar nas ruas da Póvoa de Varzim

18 de Junho de 2018

“BIRDS” de Álvaro Siza Vieira, “MULHER” de Joaquim Álvares de Sousa e a escultura JANUS BIFRONS de Ricardo Wolfson são algumas das peças que integram a exposição “Arte na Rua”.

Trata-se de um projecto da iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em parceria com a marca OTIIMA, que consiste na “utilização” de espaços públicos da cidade da Póvoa de Varzim enquanto espaço expositivo.

Espaços expositivos de algumas peças/instalações que fazem parte do espólio do empresário José Maria Ferreira, proprietário da empresa ECOSTEEL, e fundador da marca OTIIMA, que divide a sua área de actividade entre serralharias, caixilhos e produções artísticas.

Esta primeira mostra, inclui 6 peças, dos seguintes 5 “artistas”: 

  • BIRDS de Álvaro Siza Vieira - Praça do Almada
  • MULHER de Joaquim Álvares de Sousa - Praça do Almada
  • BODYPHONIC 1 dos Colectivo Dose - Marginal Norte
  • BODYPHONIC 2 dos Colectivo Dose - Avenida 25 de Abril
  • UMA PORTA, UMA JANELA, UM TESSERATO E O MUNDO de João Louro - Biblioteca Nacionai
  • JANUS BIFRONS de Ricardo Wolfson - Avenida dos Descobrimentos - Rotunda dos Jardins

As seis peças estarão expostas na cidade pelo período de um ano, com excepção da porta/escultura JANUS BIFRONS de Ricardo Wolfson, que foi adquirida permanentemente pela Câmara Municipal da Póvoa do Varzim. Ricardo Wolfson, faleceu em Março de 2016, e o valor resultante da venda da peça, será doado pelo actual proprietário, o empresário José Maria Ferreira, aos seus dois filhos menores.