CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

MURAL 18: cultura viva na Área Metropolitana de Lisboa

16 de fevereiro de 2021

O Mural 18 é um projecto conjunto entre a Área Metropolitana de Lisboa e os 18 municípios que a integram e que visa a revitalização cultural do Património Natural e Cultural inserido nas zonas históricas e malha urbana das respetivas cidades.

Conscientes de que a cultura tem sido um dos sectores mais atingidos pela pandemia os municípios deitaram mãos à obra, numa inciativa digna de louvor e que tem todas as características para poder perdurar, com ou sem pandemia.

A programação arrancou a 15 de Janeiro e decorrerá, sobretudo, durante o primeiro semestre de 2021, com múltiplos eventos culturais em todos os municípios da área metropolitana, incluindo festivais de teatro, ciclos de concertos, concurso de DJ, jazz nos miradouros, dança contemporânea, encontro de escritores, conferências, pintura de murais e exposições, entre outros.

O Mural 18 tem como lema «muralizados no apoio à cultura» e assume-se como um evento cultural em rede, que resulta de uma candidatura apresentada pela Área Metropolitana de Lisboa, e pelos seus 18 municípios, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020.

Uma das componentes do vasto Programa, é a Arte Urbana: dele irá nascer um novo roteiro de arte urbana composto por 18 artistas e 18 murais originais, um em cada um dos municípios.

Cada artista intervem no concelho que lhe foi sorteado

No dia 12 de Fevereiro foi feito o sorteio de emperalhamento de cada artista ao concelho onde irá realizar a sua intervenção. Previamente ao sorteio de dia 12, cada um dos 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa selecionou um artista do seu concelho e, aleatoriamente, esse artista foi sorteado para intervir num outro concelho.

O resultado foi o seguinte:

Alcochete/Francisco Vidal, Almada/Tosco, Amadora/Hugo Pinhão, Barreiro/Tiago Hesp, Cascais/João Cruz, Lisboa/Pedro Pinhal, Loures/Odeith, Mafra/Ricardo Tota, Moita/Gustavo São Pedro, Montijo/Tamara Alves, Odivelas/João Samina, Oeiras/Ram Miguel, Palmela/Vile, Seixal/João Rodrigues, Sesimbra/coletivo Amoca, Setúbal/Mar, Sintra/Raivo e Vila Franca de Xira/Smile.

A evolução dos trabalhos, que terão início a partir do dia 21 de Abril, e que se prologarão pelo mês de Maio, poderá ser acompanhada ao vivo e também na plataforma Mural 18.