CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

IKEA testa leasing de mobiliário em 30 mercados durante 2020

9 de abril de 2019

O Grupo Ingka vai testar um serviço de leasing de mobiliário nos 30 mercados onde está presente, para ajudar os seus clientes a adquirir, manter e reutilizar os produtos IKEA de uma forma sustentável, prolongando a sua vida e apostando na economia circular.

Jesper Brodin, CEO do Grupo Ingka, afirma que "o nosso sucesso no futuro estará na nossa capacidade de reformular e melhorar o modelo de negócio da IKEA. Testar a oferta de leasing é uma das maneiras pelas quais nos desafiamos a cumprir a nossa estratégia de transformação e de nos tornarmos um negócio mais acessível, conveniente e sustentável. As alterações climáticas e o consumo insustentável estão entre os maiores desafios que enfrentamos na sociedade - o desenvolvimento de negócios como este mostra como estamos focados em concretizar a nossa visão de criar uma vida melhor para a maioria das pessoas".

A empresa indica que estudos conduzidos na Holanda, Suécia, Suíça e Polónia, procuraram compreender os pontos de vista das pessoas sobre uma vida sustentável, explorando como escolhem os produtos para as suas casas, como os mantêm e o destino que lhes dão quando já não precisam dos mesmos. Mais do que uma abordagem de financiamento, o objectivo é oferecer um serviço de leasing através de um modelo de assinatura, permitindo à IKEA manter a propriedade do produto para garantir a reutilização tantas vezes quanto possível antes da reciclagem de materiais e componentes no final da vida útil.

Após o período de testes nos mercados piloto, o modelo deverá ser replicado nos 30 países onde existem lojas do Grupo Ingka, incluindo Portugal, já a partir de 2020.