CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

Gurus do Design dirigem workshop no IADE

2 de março de 2015

Hoje e amanhã o IADE – Creative University promove um workshop internacional que conta com a presença de dois dos mais reputados especialistas em Design. Com o mote “Sinais do Tempo: o Futuro como Passado na História do Design”, o evento é realizado no âmbito do projecto de investigação Design em Portugal (1960-1974), do programa de Doutoramento em Design do IADE.

No dia de hoje entre as 15h30 e as 17h00, Vanni Pasca, professor jubilado de Design e presidente da Associação dos Historiadores de Design de Itália, é o orador em destaque no evento, que conta ainda com o contributo de Maria Helena Souto, responsável pelo projecto de investigação e docente no IADE, e Eduardo Côrte-Real, coordenador do Doutoramento em Design do instituto universitário. Além do vasto percurso académico, Vanni Pasca foi curador de inúmeras exposições em todo o mundo, assumiu a direcção de revistas da especialidade, escreveu e colaborou na publicação de mais de 15 livros relacionados com o Design e foi consultor de marcas de design de renome, como Authentics, De Padova ou Sawaya & Moroni.

Amanhã, é a vez de Clive Dilnot, um dos mais conceituados historiadores do Design e professor na Parsons New School for Design, de Nova Iorque, partilhar o seu testemunho e experiência sobre o impacto da história do Design. O especialista foi docente nas universidades e escolas mais reputadas, como a Universidade de Harvard, a School of the Art Institute of Chicago ou a Hong-Kong Polythecnic. Apesar da sua educação estar direcionada para a componente artística, Clive Dilnot estudou psicologia e sociologia, permitindo que o especialista se debruce sobre o papel do design e a “capacidade” da disciplina em tornar o mundo mais altruísta.

O segundo dia do evento, que decorre entre as 15h00 e as 19h00, contará ainda com uma pré-apresentação dos projectos de Doutoramento dos alunos que estão envolvidos na investigação Design em Portugal (1960-1974). O evento “Sinais do Tempo: o Futuro como Passado na História do Design” decorre nas instalações do IADE – Creative University e é de entrada gratuita.