CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

Fileira Casa investe dois milhões de euros na promoção digital internacional

4 de junho de 2020

Nos últimos cinco anos, as indústrias que integram a Fileira Casa Portuguesa realizaram mais de 950 participações em 109 feiras sectoriais, contribuindo decisivamente para o crescimento superior a 30% das exportações.

Face às restrições impostas pela pandemia da Covid-19 às deslocações e à concentração de pessoas, a APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins) e a AICEP, que lideram a promoção internacional da Fileira, desenharam uma autêntica renovação da estratégia de divulgação e posicionamento externo deste cluster, que integra os sectores do mobiliário, têxteis lar, iluminação, colchoaria, tapeçaria e utilidades domésticas, entre outros.

De imediato, serão realocados dois milhões de euros, anteriormente destinados a Feiras Internacionais canceladas, como a iSaloni Milano ou a ICFF New York. O valor será canalizado para o investimento em cinco grandes acções: três plataformas digitais internacionais (MOM, Archiproducts e BIMobject), o reforço e melhoria da comunicação e imagem e a criação de uma exposição virtual na app Furniture PT.

Joaquim Carneiro, presidente da APIMA., explica que "na última década, a Fileira Casa Portuguesa, através de um conjunto de certames e missões empresariais, alcançou um reconhecimento e posicionamento internacionais  que não poderão ser minorados, face às limitações actuais. O mercado premiará os países e as empresas que demonstrarem maior resiliência e agilidade, pelo que acreditamos que esta redefinição da estratégia criará as condições necessárias para que o tecido empresarial nacional continue a projectar-se com qualidade e diferenciação a nível externo".

A plataforma MOM foi criada pela organização da Maison & Objet, actualmente, conta com cerca de meio milhão de utilizadores registados, entre retalhistas, distribuidores, designers e empresários, que realizam mais de 2,5 milhões de visitas anuais ao website. 

A Archiproducts é o maior canal digital mundial para os sectores da arquitectura e do design, com dez mil fabricantes e mais de 2,7 milhões de profissionais inscritos. Anualmente, são registadas mais de 30 milhões de visitas, impulsionadas pelas completas campanhas de marketing que a plataforma proporciona aos expositores.

A BIMobject é o website líder mundial em conteúdos BIM (Building Information Modeling). Esta metodologia consiste na construção de um modelo virtual, tridimensional, dos aspetos físicos e funcionais de uma construção, contendo toda a informação relativa às características de cada uma das suas componentes construtivas. Pelo realismo e profundidade da informação, esta metodologia permite uma divulgação e colaboração internacional, célere e ágil, dos produtos, conectando fabricantes a arquitectos, designers, decoradores e empresários. Com cerca de dois milhões de utilizadores, a BIMoject tem vindo a bater recordes de visitas e de downloads de materiais, durante o actual período de pandemia.

Outra das novidades da nova estratégia internacional prevê uma Exposição Virtual do Portuguese Home Life Style na aplicação Furniture PT, onde cada empresa poderá integrar um espaço onde divulgará o catálogo de produtos, novas colecções, novidades e acções comerciais, desde vídeos a eventos digitais e notícias.

Estas indústrias somaram, em 2018, cerca de 2,5 mil milhões de euros em exportações, o que representa 4,3% do total nacional. Em cinco anos, os Projectos Conjuntos de Internacionalização da APIMA já resultaram em 45 milhões de investimento na promoção externa. As acções incluídas neste Projecto são financiadas a 50% pela Associação, com o apoio da AICEP e do COMPETE 2020. O valor destinado a estas novas iniciativas poderá ainda ser aumentado, em função da evolução da situação sanitária e das respectivas medidas de segurança e mitigação.