CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escadas que são obras de arte

3 de agosto de 2016

As escadas são elementos integrantes das nossas casas ou mesmo das nossas vidas. Quer estejam em edifícios residenciais, numa moradia com mais de um andar, seja nos edifícios de escritórios, desportivos, comerciais, culturais e em praticamente todos os locais onde passamos nas cidades.

Elas fazem parte do nosso dia-a-dia e existem para todos os gostos e em diversas formas, materiais e modelos. Na maioria das vezes nem olhamos com atenção a não ser pelos inúmeros degraus que elas possam ter.

Mas se passam despercebidas isso não significa que não sejam parte importante de um projecto. Qualquer arquitecto tem de desenhar e projectar muitas escadas na sua carreira. E se antes elas tinham apenas a finalidade de servir para locomoção, actualmente vão ganhando um lugar de destaque nos projectos, pelo design e por outras funcionalidades que podem alcançar.

Em qualquer habitação as escadas podem ter diversos usos e não faltam ideias para aproveitar melhor o espaço que elas ocupam. Arrecadações, garrafeiras, estantes e muitas outras maneiras que podem ser utilizadas.

Elas também podem ser um elemento que um arquitecto tem para dar um toque diferente ao projecto numa forma de dar largas à imaginação e criar um elemento decorativo.

Em madeira, pedra, vidro, inox, ferro, alumínio e outros materiais. Em diversas formas, caracol, verticais, encastradas, suspensas e outras soluções criativas podem ser aplicadas nas escadas.

Contudo, não se pode esquecer de um elemento fundamental, a segurança. Além do design as escadas devem ser seguras e adaptadas à função para o espaço que são projectadas.

O Diário Imobiliário mostra-lhe algumas que marcam qualquer projecto de arquitectura.