CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

Durão Barroso já recebeu a sua Cadeira-Biblioteca

20 de fevereiro de 2015

Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia já conhece a Cadeira-Biblioteca – a primeira de onze cadeiras resultante do Duets (2+1) da edição 2014-2015 do Art on Chairs – e que foi apresentada ontem ao final da tarde, em Bruxelas, pelo designer Paulo Parra.

O autor inspirou-se na frase de Durão Barroso “o meu objecto de eleição é o livro…”, tendo, mais tarde a peça sido prototipada na J. Moreira da Silva & Filhos, em Paredes. O Duets (2+1) cruza 11 personalidades de prestígio internacional com 11 reputados designers. A ideia é simples: criar, desenhar e conceber a cadeira ideal para cada individualidade, num dueto entre o designer criador e a personalidade escolhida.

De acordo com Paulo Parra, a leitura é um ato de reflexão naturalmente associado a um estado de repouso: o sentar. Assim, a Cadeira-Biblioteca procura possibilitar estas duas actividades tão humanas – sentar num ambiente que está preparado para acolher livros e leituras. O conjunto é composto por um assento de salão, um de viagem, uma pequena biblioteca fixa e outra móvel, no qual a leitura é o elemento central.

Esta cadeira terá mais do que uma versão, assumindo uma forma estática e outra dinâmica, possibilitando a sua integração no espaço doméstico na versão de “salão” e no espaço público na versão de “viagem”, esta última desmontável de modo a ser transportada. Madeira e couro são os materiais utilizados, que naturalmente se associam também ao suporte da escrita: o livro.