CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Centro de Interpretação do Românico em Lousada finalista dos Architizer A+Awards 2020

25 de julho de 2020

O projecto do atelier ​spaceworkers​ de Paredes é um dos cinco finalistas e único português com o Centro de Interpretação do Românico em Lousada na categoria Architecture + Museum do Popular Choice Awards, nos prémios  ​A+Awards​ atribuídos pelo ​Architizer ​uma das plataformas internacionais de arquitectura mais importantes do mundo. 

 O atelier português ​s com este projeto já conquistou este ano outros três importantes prémios: 2o. Lugar no Prémio ​Obra do Ano 2020 do site Archdaily Brasil​, o prémio Gold na categoria de Arquitetura, Construção e Estrutura no ​A 'Design Award & Competition 2020 o maior e mais influente prémio de design do mundo e mais recentemente o  prémio Ouro na categoria cultural, distinção máxima atribuída pelo​ ​Muse Design Award 2020​.  

“O edifício consiste em sete volumes de concreto, exposto com diferentes alturas. Cada um deles representa um espaço de exposição único e, para explorar a relação entre cada um, foi criada uma estrutura de distribuição espacial iluminada com uma cobertura de vidro que leva ao acesso de cada um desses volumes. Esse eixo de conexão explora os contrastes da luz versus a escuridão nos espaços de exibição. O edifício adapta-se ao presente sem esquecer o importante passado românico, criando uma simbiose atmosférica entre diferentes épocas”, refere a equipa do ​spaceworkers.

A votação do público estará  aberta até ao próximo dia 31 de Julho de 2020. 

Ficha Técnica:

Arquitetura: ​spaceworkers

Arquitetos: ​Henrique Marques | Rui Dinis

Colaboradores: ​Sérgio Rocha | Rui Rodrigues | Rui Miguel

Directora Financeira: ​Carla Duarte | CFO

Fotografias : ​Fernando Guerra - FG+SG