CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centro Artes Contemporâneas vence Prémio FAD de Arquitectura

9 de junho de 2016

O Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, nos Açores, dos arquitectos João Mendes Ribeiro, Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos, conquista o Prémio Fomento de las Artes e del Diseño (FAD) de Arquitectura.

Os vencedores dos prémios FAD de Arquitetura e Interiores, concedidos pela associação ArquinFAD a pessoas e entidades que tenham apresentado obras terminadas durante o ano anterior em Portugal e em Espanha, foram anunciados ontem à noite em Barcelona.

O edifício está instalado na antiga Fábrica do Álcool da Ribeira Grande, do século XIX, e o projecto foi assinado pelo atelier de João Mendes Ribeiro com o colectivo Menos é Mais Arquitectos, agora distinguido com o Prémio FAD. 

13 milhões de euros foi o custo da reabilitação do edifício, que já mereceu também aos arquitectos uma nomeação para o Prémio de Arquitectura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe. O projecto representa ainda Portugal na lista finalista ao prémio internacional de arquitectura, lançado pelo Royal Institute of British Architects.