CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Casa da Arquitectura: Acervo de Paulo Mendes da Rocha em retrospectiva em 2023

30 de julho de 2021

A Casa da Arquitectura, em Matosinhos, convidou uma equipa internacional, que inclui o arquitecto Eduardo Souto de Moura, para conceber uma retrospectiva da obra de Paulo Mendes da Rocha (1928-2021), prevista para 2023, baseada no acervo doado à entidade.

No seguimento da doação do acervo de Paulo Mendes da Rocha à Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, em 2020, a entidade anunciou hoje, em comunicado, que o projecto consiste em duas exposições simultâneas sobre a obra do Pritzker brasileiro que vão abrir portas em Maio de 2023.

As mostras vão ocupar os dois espaços expositivos da Casa da Arquitectura, sendo que a maior ficará na Nave Expositiva, com a curadoria do arquitecto e historiador de arquitectura Jean-Louis Cohen e de Vanessa Grossman, arquitecta brasileira sediada em Roterdão, e o projecto expositivo será da autoria do arquitecto Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker 2011.

Esta grande exposição retrospectiva do trabalho do arquitecto Paulo Mendes da Rocha, autor do Museu dos Coches, em Lisboa, partirá de uma leitura do acervo doado à Casa da Arquitectura - com um total de 8.800 itens - que engloba todo o material produzido durante a sua longa vida profissional, desde a década de 1950 até à actualidade, e ficará patente até Outubro de 2023.

Simultaneamente, na Galeria da Casa da Arquitectura, ficará uma segunda exposição com curadoria da arquitecta brasileira Marta Moreira e do engenheiro português Rui Furtado, com projecto expositivo do arquitecto Ricardo Bak Gordon, equipa que, em conjunto com Paulo Mendes da Rocha e o arquitecto Nuno Sampaio, realizou o projecto do Museu dos Coches de Lisboa.

Paralelamente a estas duas exposições, a entidade vai realizar um programa de actividades com curadoria de Nuno Sampaio, director executivo e comissário-geral da Casa da Arquitectura, e da arquitecta Catherine Otondo, responsável pela organização do acervo de Paulo Mendes da Rocha, acolhido em Setembro de 2020.

 

Primeiro membro honorário da Casa da Arquitectura

Este programa paralelo vai incluir debates, conferências, visitas de obra e decorrerá durante cinco meses em seis países: além de Portugal, o Brasil, Itália, Inglaterra, Estados Unidos e Japão, com o objectivo de celebrar a vida e obra de Paulo Mendes da Rocha.

O arquitecto brasileiro - Prémio Pritzker 2006 - que foi nomeado primeiro sócio honorário da Casa da Arquitectura, em Setembro de 2018, e o mais recente galardoado com a medalha de ouro do Congresso da União Internacional de Arquitectos, morreu em 23 de Maio, com 92 anos.

“Esta será uma grande realização da Casa da Arquitectura para celebrar a pessoa e a obra universal de Paulo Mendes da Rocha, os seus princípios éticos, estéticos e técnicos em todo o mundo e que fará com que estas exposições em Matosinhos sejam de visita incontornável para quem gosta de arquitectura e, particularmente, da obra de Paulo Mendes da Rocha”, realçou Nuno Sampaio, citado no comunicado.

A Casa da Arquitectura, criada em 2007, é uma entidade cultural sem fins lucrativos que tem vindo a afirmar-se no universo da criação e programação de conteúdos para a divulgação e afirmação nacional e internacional da Arquitectura junto da sociedade.

Apoiada por fundos públicos e privados, tem a Câmara Municipal de Matosinhos e o Estado como principais financiadores.

Lusa/DI