CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Beatrice Leanza é a nova directora do Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT)

2 de setembro de 2019

A curadora e crítica de arte italiana Beatrice Leanza é a nova directora executiva do Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, anunciou hoje a Fundação EDP.

Num comunicado, a entidade aponta que a escolha da curadora nascida em Itália, "com uma sólida carreira profissional desde 2002", foi feita por convite, após um processo que envolveu entrevistas a vários candidatos

A Fundação EDP acrescenta ainda que decidiu efectuar uma alteração no organograma do MAAT, que passa a ter uma diretora executiva e um conselho curatorial.

Com esta escolha, a Fundação EDP "optou por um perfil com um reconhecido percurso nas áreas da arte contemporânea, design e arquitectura, e uma larga experiência na gestão de projectos e de equipas", justifica a entidade, sobre a selecção de uma criadora que tem vários projetos ligados à China.

A nova directora - que inicia hoje funções - substitui o arquitecto e designer português Pedro Gadanho, que deixou a direcção ao fim de um primeiro contrato, por mútuo acordo, em Julho último, depois de ter iniciado funções em 2015, um ano antes da inauguração do museu.

 

Um percurso rico em experiências

Numa nota biográfica, a Fundação EDP refere que Beatrice Leanza é mestre em Estudos Asiáticos pela Ca’Foscari University de Veneza, em Itália, com uma dissertação sobre a arte contemporânea na China, e iniciou a sua carreira como curadora na China Art Archives and Warehouse (CAAW), o espaço de arte alternativo criado pelo artista Ai Weiwei.

Foi fundadora do BAO Atelier – um ´think-tank´ que promove a relação entre a China e a Europa nas áreas das artes visuais, do design e da arquitectura –, e curadora chefe do programa de investigação Across Chinese Cities, apresentado em 2014, 2016 e 2018 na Bienal de Veneza de Arquitetura.

Desempenhou, entre 2013 e 2016, as funções de directora criativa da Beijing Design Week, "o evento mais importante e prestigiado de arquitectura e design naquela região", destaca a fundação.

Em 2018, Beatrice Leanza foi uma das cofundadoras da B/Side Design, uma organização internacional que está na origem da criação do primeiro instituto independente de design e investigação na China, o The Global School.

É actualmente membro do Conselho do Design Trust (Hong Kong) e foi seleccionada para os Young European Leader Class 2018, um ´think-tank´ promovido pela Friends of Europe Foundation, sediada em Bruxelas, na Bélgica.

Beatrice Leanza é presença assídua, através dos seus artigos e projectos, em publicações internacionais como Artforum, Abitare, CNN Style, Domus, Dezeen, Disegno magazine, The Guardian, Frieze, Frame, Flash Art Intl’, Blueprint Magazine, Metropolis, T Magazine (The NYTimes), Liberation/NEXT, The Good Life, Il Sole 24 Ore, Il Corriere della Sera, entre muitas outras, incluindo publicações chinesas especializadas.

"A Fundação EDP acredita que o conhecimento de Beatrice Leanza nas áreas da arte contemporânea, do design e da arquitectura, bem como a sua experiência na implementação de estratégias culturais que envolvam a comunidade, serão decisivas para a continuação da afirmação do MAAT como uma instituição cultural de referência internacional", justifica a entidade, sobre a escolha, no comunicado.

A nova directora executiva do MAAT iniciará as suas funções hoje, e a composição do conselho curatorial "será em breve anunciada", acrescenta, na nota.

Lusa/DI