CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Arquitectura: 3 universidades portuguesas nas 200+ do mundo

1 de março de 2018

As Faculdades de Arquitectura de Lisboa, Porto e da Universidade Nova figuram entre os 200 melhores cursos universitários de Arquitectura a nível mundial, ocupando o 91º, 93.º e 127º lugares, respectivamente.

Os cursos da Universidade de Lisboa e do Porto mantiveram as mesmas posições que ocupavam em 2017, mas o da Universidade Nova subiu 50 lugares no ranking, de 177º para 127, em 2018. A melhor Faculdade de Arquitectura da Península Ibérica é da Universidade de Catalunha (Barcelona), no 22.º lugar. A pergunta que fica por fazer é se esta relativamente má colocação dos cursos portugueses no ranking se deve a carências curriculares e académicas ou se à falta de Marketing e de Comunicação das nossas universidades…

Pelo oitavo ano consecutivo a empresa de consultoria global de análise de educação Quacquarelli Symonds (QS) divulga o ranking das melhores universidades do mundo para se estudar arquitectura em 2018. O estudo envolve a análise e comparação de cursos lecionados de arquitectura em 2.122 instituições de ensino em todo o mundo, seleccionando as 200 melhores a partir de critérios que incluem reputação académica e no mercado de trabalho.

O curso de arquitectura do Massachusetts Institute of Technology (MIT) dos EUA ocupa pelo quarto ano consecutivo o topo do ranking, seguido pela Bartlett School of Architecture da University College London (Reino Unido) e pela Delft University of Technology, na Holanda.