CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quinta-feira, 25 de Abril de 2019
Arquitectura

Arquitecto João Santa-Rita expõe em Paris cidades imaginadas

25 de Março de 2019

Oito anos depois da sua última participação  numa exposição na capital francesa, o arquitecto João Santa-Rita regressa a Paris para uma nova mostra de desenhos de arquitectos na Galerie dArchitecture, no âmbito de uma exposição colectiva patente até 9 de Abril.

Tendo como tema “Que Futuro para o Desenho de Arquitetura?” a mostra junta 12 arquitectos/colectivos que procuram dar corpo a um conjunto de temas lançados pela galeria e, com o seu traço, definir o futuro para o desenho de arquitectura. A João Santa-Rita a Galeria propôs como tema “Broken Space”.

Em comunicado, Santa-Rita explica que são volumes sonhados, espaços desejados, materializados através do desenho, “um desenho fora do tempo do planeamento, do tempo das regras da ciência e das ciências das regras, da proibição, da inibição, da segregação, da separação. Uma cidade que reivindica a cidade dos ambientes, versus a cidade do ambiente, a cidade do cheiro, versus a cidade inodora, a cidade do ruído, versus a cidade do silêncio, a cidade do convívio versus a cidade do isolamento, a cidade da partilha versus a cidade do individualismo, a cidade da vida, versus a vida na cidade, a cidade inventada versus a cidade controlada.”, refere o arquitecto.

Galerie dArchitecture é um espaço de exposição dedicado à arquitectura contemporânea internacional, cujo director é Gian Mauro. Localizada no bairro do Marais, em Paris, a galeria oferece aos seus visitantes um espaço de convívio e encontro, que muda a sua ambiência ao ritmo das diversas exposições.

Desde a sua inauguração em 1999, a galeria apoia e difunde a actual criação arquitectónica, alternando a produção da geração mais jovem com a de arquitectos, arquitectos paisagistas ou designers já consagrados de todo o mundo.

A galeria oferece aos visitantes uma nova visão da arquitectura actual, através de uma ligação constante entre arquitectura e outras artes, como fotografia, desenho ou publicação. 

Santa-Rita conta já no seu curriculum com exposições na Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, Escócia, EUA., Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hong-Kong, Inglaterra, Itália, Portugal, Polónia e Rússia. 

Participou na Trienale de Milão (Itália/1996) e foi selecionado no Concurso de Ideias Internacional, Citta Terzo Millenio, para o CD/Catálogo da Bienal de Veneza (Itália/2000). Santa-Rita foi nomeado para o Prémio Mies Van der Rohe  em 2012 e é actualmente Vice-presidente do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP).

Com o arquitecto português expõem Jérôme Brunet, Pierre-Alain Dupraz, Siv Helene, Stangeland & Reinhard Kropf, Andrés Atela, Helmut Dietrich e muito Untertrifaller, Samuel Delmas, Henri Bava e Michel Hössler e Olivier Philippe, Pierre Hebbelinck, Jean Christophe Quinton, Alireza Razavi, Astrid Staufer e Thomas Hasler e, como artista convidada, Anne-Valérie Gasc.

PUB
ARRENDAMENTO
Palácio de Buckingham rende mais de 1 M€ por dia no Airbnb
3 de Abril de 2019
PUB
PUB
PUB