CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Antologia de Paulo Mendes da Rocha lançada em Portugal

7 de abril de 2019

O livro "Futuro Desenhado/Textos Escolhidos de Paulo Mendes da Rocha", primeira antologia de textos do arquitecto brasileiro, vai ser lançado na quarta e na quinta-feira, em Lisboa e no Porto.

Depois de um primeiro lançamento em São Paulo, no Brasil, o novo livro do Prémio Pritzker 2006, irá agora ser apresentado em Portugal, reunindo, em textos essenciais, o pensamento deste arquitecto que desenhou o novo edifício do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

"Futuro desenhado", segundo um texto da editora Monade, "é um percurso pela condição moderna, da vida nas cidades da América, do território novo e do velho continente, da visão e do desenho como ferramenta essencial da construção do futuro".

Trata-se da mais completa colectânea de textos, entrevistas e depoimentos publicada até agora sobre a obra do arquitecto nascido em 1928 e "revela, em profundidade, o percurso e o pensamento singular de um dos mais importantes arquitectos vivos".

Arquitectura “Intemporal”

Nascido em Vitória, no Brasil, Paulo Mendes da Rocha formou-se em arquitectura em São Paulo, cidade onde assinou alguns projectos arquitetónicos, nomeadamente o Museu Brasileiro da Escultura, o Clube Atlético Paulistano, a reformulação da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e o projecto do Museu da Língua Portuguesa.

Em 2000 representou o Brasil na Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza e recebeu já vários títulos "Honoris Causa" no Uruguai, Brasil, Argentina e em 2015 na Universidade de Lisboa.

Em 2016, foi galardoado com o Leão de Ouro de carreira na Bienal de Arquitectura de Veneza, em Itália, pela autoria de uma arquictetura que o júri considerou "intemporal", com projectos que, muitas décadas depois de terem sido construídos, "resistiram à passagem do tempo, tanto no plano material como estilístico".

Na quarta-feira, o livro será lançado em Lisboa, na sede da Trienal de Arquitectura de Lisboa, às 19:00, e na quinta-feira será realizado o lançamento na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, às 18:30.

Lusa/DI