CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
Arquitectura
Álvaro Siza imagina possíveis cenários para a reconstrução da Síria

Álvaro Siza imagina possíveis cenários para a reconstrução da Síria

23 de agosto de 2017

150 arquitectos de 26 países participam no projecto das Nações Unidas "Sketch for Syria", que pretende imaginar possíveis cenários de reconstrução da Síria.

Álvaro Siza, Manuel e Francisco Aires Mateus, Ricardo Bak Gordon e Guilherme Machado Vaz são os arquitectos portugueses que participam neste projecto iniciado por Marco Ballarin e Jacopo Galli no IUAV, em Veneza, que tem como objectivo "imaginar, analisar e compartilhar possíveis cenários" para a Síria, após a recente devastação de uma grande quantidade de seu património arquitectónico.

Esta iniciativa surge em resposta às Nações Unidas (UN-ESCWA) de um pedido feito a 14 de Julho de 2016 para ideias de reconstrução do país.

52 sketchbooks (caderno de esboços) vieram directamente das cidades sírias: Damasco, Aleppo, Hama, Latakia e Tartus "mostrando", segundo os organizadores, a "força pacífica da arquitectura".

"O mais importante desta iniciativa é a consciência sobre o significado real do processo de reconstrução: a capacidade de imaginar um possível futuro nos escombros da guerra. Muitos arquitectos deixaram uma marca: retrospectiva de viagens passadas ou imaginárias, hipóteses sobre o futuro, pensamento do drama de refugiados e migrantes, escolha de provocação artística, transformando seus lápis em armas pacíficas", lê-se no archdaily.

Leia mais:

http://www.archdaily.com/878217/alvaro-siza-leads-a-rostrum-of-acclaimed-architects-imagining-possible-scenarios-for-reconstructing-syria-iuav-venice-venezia-sketch?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

http://sketchforsyria.iuav.it/

PUB
PUB
TURISMO
Turismo de Portugal lança "Invest in Tourism"
26 de outubro de 2021
ARRENDAMENTO
Rendas das casas em Lisboa continuam 18% abaixo do Pré-Covid
26 de outubro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Novo Fundo de Investimento da Sonae Sierra adquire cinco supermercados na Alemanha
26 de outubro de 2021
PUB