CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A nova Igreja de Álvaro Siza Vieira em França

19 de fevereiro de 2018

A povoação de Saint-Jacques-de-la-Lande, nos arredores de Rennes, em plena região da Bretanha, inaugurou recentemente a sua nova igreja. E dois factos tornam-na notícia: o ser a primeira igreja construída na Região da Bretanha no século XXI; e o seu projecto ser da autoria do português Álvaro Siza Vieira, nome bem conhecido internacionalmente e Prémio Pritzker em 1992.

Tal como em outras igrejas por si projectadas anteriormente, Álvaro Siza Vieira utiliza o betão branco como material distintivo. E a iluminação natural, o jogo entre a luz e a sombra, marca aquela que é a sua mais recente obra. A luz tem uma importância primordial em todos os templos projectados por Siza, numa espécie de diálogo com a (nossa) interioridade, e o exterior, a natureza, o espiritual como algo que se nos sobrepõe.

A fotógrafa galega Ana Amado (nasceu em Ferrol) esteve presente e cedeu ao “Diário Imobiliário” a reportagem fotográfica que ali realizou. Profissional multidisciplinar nos campos da arquitectura, da fotografia, direcção artística em cinema/TV, na ilustração e banda desenhada, no comissariado e concepção de exposições, Ana Amado compartilha actualmente o seu trabalho como fotógrafa com a docência da cadeira de fotografia em Madrid.

Os seus trabalhos têm sido premiados e expostos em vários galerias e mostras internacionais, como a Bienal de Veneza 2018 e 2016, na PhotoEspaña2017 (Madrid), na Royal Academy of Arts (Londres), Tent Gallery (Edimburgo), no International Festival Eme3 no Museu Picasso (Barcelona), ou no Premio Internacional "Obra Abierta 2016"(Plasencia), entre outros.

Um nome a acompanhar no panorama da fotografia de Arquitectura. O nosso obrigado à fotógrafa que nos permite conhecer de perto mais esta obra de um dos nossos mais queridos e brilhantes arquitectos