CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Vila Nova de Gaia vai ter beira-rio “integralmente pedonal”

19 de junho de 2018

O presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, avançou ontem à tarde que o trânsito na beira-rio vai ser integralmente pedonal e que existirá um táxi para levar os moradores do Centro Histórico às paragens de autocarros.

Em causa a frente do rio Douro numa extensão entre o Largo D. Luís e o Largo de Aljubarrota, ou seja desde a ponte até ao espaço que acolhe a empresa Gaiurb - Urbanismo e Habitação.

Eduardo Vítor Rodrigues, que falava no período antes da ordem do dia da reunião de câmara, apontou que não existirão nem transportes públicos, nem privados e que o fornecimento a espaços comerciais vai ser feito em horários específicos e será usada a plataforma de apoio aos barcos para o efeito.

"Defendemos que qualquer reabilitação no Centro Histórico tem de ser para turista ver, naturalmente, mas principalmente para os gaienses e os moradores. Decidimos e assumimos esta decisão, mas também assumimos as consequências", disse o autarca.

O trânsito será então proibido, sendo que os transportes colectivos farão o circuito pela Via da Misericórdia, não podendo passar pela Avenida Diogo Leite.

Para colmatar a ausência de transportes, haverá um motorista com carro eléctrico no interior do Centro Histórico para levar as pessoas de casa até às paragens de autocarro, ao estilo conhecido como ‘taxi on demand'.

"Vamos avaliar o impacto da medida e se verificarmos que não há necessidade, retiramos o serviço ou intensificamos", disse o autarca, lembrando que a continuidade de uma linha de eléctrico até Gaia também está ser estudada no âmbito de um projecto da Área Metropolitana do Porto.

A autarquia também pretende, acrescentou Vítor Rodrigues, "incentivar a criação de eventos lúdicos como actualmente acontece no Jardim do Morro", sendo o objectivo desta decisão "devolver a beira-rio às pessoas".