CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Vila Franca de Xira compra terrenos da Escola da Armada por 8M€

16 de outubro de 2017

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira já recebeu autorização do Tribunal de Contas para adquirir os terrenos da antiga Escola da Armada, por cerca de oito milhões de euros, disse hoje à Lusa a autarquia.

A aquisição destes terrenos já tinha sido aprovada nos órgãos municipais e faltava apenas a autorização do Tribunal de Contas.

“É uma excelente notícia e permite-nos concretizar a aquisição de um espaço para o qual temos muitas ideias e projectos”, sublinhou o presidente do município ribatejano (distrito de Lisboa), Alberto Mesquita (PS).

O negócio foi estabelecido entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a empresa Estamo-Participações Imobiliárias SA, que é a actual proprietária deste imóvel, desactivado desde Agosto de 2009.

A antiga Escola da Armada de Vila Franca de Xira formava anualmente perto de mil militares que, após o seu encerramento, foram transferidos para a Base Naval do Alfeite, em Almada, onde a Marinha concentrou a formação.

Entre outros projectos, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira pretende construir um novo edifício para fazer regressar ao concelho o Tribunal do Comércio, que foi deslocalizado para o município de Loures, no âmbito da introdução de um novo mapa judiciário em 2014, por parte do anterior Governo.

O novo tribunal de Vila Franca de Xira irá albergar, além do Comércio, uma Instância Cível, uma Instância de Família e Menores e uma Instância de Trabalho.

Para esse propósito, a Câmara de Vila Franca de Xira já elaborou um protocolo, que irá assinar brevemente, com o Ministério da Justiça para que esse edifício da Justiça venha a ser construído nos terrenos da Escola da Armada.

 

Centro comercial e marina

 

A construção de uma superfície comercial, de equipamentos de utilidade pública, e de uma marina são outros dos projectos previstos para os terrenos da Escola da Armada.

A Câmara de Vila Franca de Xira pretende que no local possa vir a ser construído um nó da Autoestrada número 1 (A1), no sentido Lisboa-Vila Franca de Xira.

Num estudo apresentado pela autarquia está previsto um investimento de 19,5 milhões de euros em infraestruturas e requalificação do espaço público e perspectiva um retorno financeiro para os cofres da autarquia de cerca de 25 milhões de euros.

 

Artigos relacionados:

http://bit.ly/2yu0Ii7

http://bit.ly/2yootrU~