CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

Vida nova para os mercados tradicionais portugueses

2 de setembro de 2017

Os antigos e tradicionais mercados estão a ganhar uma nova vida um pouco por todo o país, desta vez é o histórico Mercado Municipal da Beira-Rio, na marginal de Vila Nova de Gaia.

Com inauguração agendada para dia 13 de Setembro e após um intensivo processo de reabilitação, o Mercado, volta a abrir portas com um conceito que alia a gastronomia moderna à tradicional venda de frescos. 

O espaço passa a ser gerido pela Fachada Oceânica, empresa constituída pela construtora Lucios, especialista em reabilitação urbana, e pela Legível Puzzle, cujos sócios são a PEV Entertainment, promotor de eventos culturais como o Festival Marés Vivas, e pela Jocalu Higiene Industrial. A concessão de exploração do espaço foi concedida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia por 30 anos.

No total, este novo pólo de atracção dispõe de uma área superior a 1.000 m2 e 47 espaços comerciais, dos quais 36 são lojas e 11 são bancas tradicionais de frescos. O projecto vai gerar perto de 100 novos postos de trabalho e um volume de negócios de cerca de 3,5 milhões de euros.

Aos antigos inquilinos juntam-se nomes conhecidos da cidade. Estes novos espaços vão disponibilizar uma oferta variada que inclui petiscos portugueses, sushi, leitão, hambúrgueres, bacalhau, comida vegetariana, queijos e enchidos certificados, vinhos ou doces.

O Mercado Beira-Rio tem ainda como ambição afirmar-se como um local de eleição para a realização de eventos culturais. Música ao vivo, exposições, recitais de poesia e eventos sazonais farão parte de um calendário cultural dinâmico aberto à cidade. O espaço oferece 178 lugares no interior e 344 lugares de esplanada exterior e vai funcionar com horários alargados durante todo o ano.